11.04.2010

Há uma primeira vez para tudo

Acabei de escrever meu primeiro processo real em Bonita. Nem executei - preciso dormir para encarar o último dia de curso e já são uma e tantas da madruga. Posso dizer que foi muito divertido e, como aprendi a usar o Bonita Studio, foi muito, muito fácil e produtivo.

O que eu mais achei interessante é que, ao incluir ações reais (como mandar e-mails e tomar decisões), o processo ficou mais fácil de ser entendido. Por exemplo, é muito difícil supor quantas variáveis serão criadas apenas escrevendo coisas como "Selecionar analista" ou "Revisar indicação". Incluindo o conector para e-mail eu percebi que preciso recuperar dados do cliente que ele não deve informar ao iniciar o processo, e que ao convocar o analista para decidir se aceita ou não a tarefa, percebi que preciso de um timer para evitar que ele nunca atenda o chamado e o processo espere por ele eternamente... Jamais me preocuparia em colocar um timer... (Agora que eu aprendi com a experiência, meu conhecimento sobre modelagem cresceu eu vou passar a considerar o aspecto tempo, mas não fosse isso, eu não teria tido essa sacada!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário