12.13.2012

Bonito Futuro

Eu passei praticamente o ano todo sem postar nada. A verdade é que não tinha muito do que falar, já que ocupo praticamente 100% do meu tempo com a minha família, meu trabalho (centrado no Pentaho e em BI) e meus hobbies (Kindle e ensino.)

O Serpro realmente adotou Bonita, vendeu uma solução completa com ele e, quem sabe, vai investir mais no futuro. Como em qualquer empresa, a adoção do BOS precisa atender aos planos de crescimento da empresa e estar alinhado com seu rumo.

Mas o Bonita é tão legal, tão divertido e tão produtivo que eu me sinto aborrecido de não brincar com ele. E decidi - já há algum tempo - que eu vou montar protótipos com o BOS, por puro diletantismo e desejo de conhecimento.

Eu preciso de um processo, algo para modelar.

Nesse tempo que eu passei gestando essa vontade difusa de brincar com o BOS, eu percebi que uma coisa é o processo e outra completamente independente é o sistema no qual o processo atua e persiste dados.

Por exemplo: controle de acesso a prédios. Uma coisa é um cartão magnético disparar um processo que busca a autorização e depois libera a catraca (ou não) e outra coisa é o sistema no qual a autorização está gravada, e no qual o processo registra a passagem de pessoas.

Então, eu preciso de um sistema. E sabe o quê? Vou escolher um bem simples, mas bem interessante: a Inspeção Veicular da Prefeitura de São Paulo. Eu já passei por ele algumas vezes, e ele tem tudo que eu preciso: muitos papéis e um fluxo simples.

Todos os dados serão gravados em um CRUD. O Bonita vai rodar o processo e atualizar o CRUD. Minha chance de explorar o Tersus!

Agora eu preciso de uma infra-estrutura. Uma máquina para rodar isso, com suporte a servidor de aplicação Java, banco de dados e servidores web em geral. Poderia ter também um servidor LDAP para cadastrar os cidadãos que passam pela inspeção, mais os usuários e papéis do processo. Ótima idéia para me forçar a aprender mais essa tecnologia.

Quem sabe uma máquina na Amazon EC2? Eu já abri uma micro-instância lá. Hmm...

Acho que é isso. Vamos ver como eu desenrolo essa. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário